Rede Artesanato Brasil

Essa iniciativa do Programa de Artesanato Brasileiro-PAB tem como propósito a elaboração do primeiro diagnóstico do artesanato brasileiro que permita identificar os problemas que afetam o segmento, bem como estruturar propostas para o aperfeiçoamento das políticas públicas e da legislação federal em vigor destinadas ao desenvolvimento do setor artesanal.

O diagnóstico tem como base o mapeamento do ecossistema do artesanato em quatro dimensões:  

 Econômica 

  Ambiental (sustentabilidade) 

 Cultural 

 Social. 

O processo de elaboração do diagnóstico envolve todos os atores do setor artesanal, com abordagem da atividade em toda a sua complexidade de sujeitos, dinâmicas, relações e processos.  Em 2021, a principal interlocução se dá com os representantes de artesãos, com a possibilidade de inserção de grupos de artesãos em diálogos por meio virtual. A plataforma web redeartesanatobrasil.com.br é um alicerce para o desenvolvimento do trabalho e para a articulação dos públicos de interesse. A rede de coordenação do projeto é composta por representantes nacionais e estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do SEBRAE, de universidades federais e das confederações e federações de artesãos.
DEMANDA: A demanda do Projeto se origina no Programa de Artesanato Brasileiro  do Ministério da Economia, ainda em 2019.
PROPOSTA: Ao longo de 2020, a proposta foi elaborada em parceria entre o PAB e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
IMPLANTAÇÃO: Em 2021 inicia-se a implantação, coordenada por uma equipe multidisciplinar de especialistas em artesanato, metodologia de pesquisa, comunicação e mobilização social e de outras áreas.
IMPLEMENTAÇÃO: A primeira etapa, iniciada e 2021, mapeará os problemas e necessidades do setor, incluindo os impactos da pandemia da Covid-19 no segmento artesanal. Analisará políticas públicas, proporá soluções e aperfeiçoamentos na legislação federal em vigor.
CONTINUIDADE: Aprofundar o conhecimento sobre a realidade do artesanato no país e criar espaços de discussão e proposição de soluções colaborativas para melhorar as condições de vida destas pessoas e criar oportunidades de trabalho e renda.
AMPLITUDE: O diagnóstico do artesanato em escala nacional será o primeiro no país e trata-se de uma oportunidade única de participação de todos os atores do setor.

FONTE: GOV.BR

Por ADS

https://guiabrasilempresas.com/