PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PLATAFORMA E-COMMERCE: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA HAYANA COMERCIO DE CALÇADOS E MATERIAIS ESPORTIVOS LTDA

ARTIGO ORIGINAL

DUARTE, Marcelo Henrique Barros [1], SANTOS FILHO, Leonardo Mendes [2], LAMEGO, Thiago Pantoja [3], ROBERTO, José Carlos Alves [4]

DUARTE, Marcelo Henrique Barros. Et al. Proposta de implementação de plataforma E-commerce: Estudo de caso na Empresa Hayana Comercio de Calçados e Materiais Esportivos LTDA. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 23, pp. 14-35. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/implementacao-de-plataforma, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/implementacao-de-plataforma

RESUMO

O chamado E-commerce tem evoluído aceleradamente desde o início dos anos 2000 no Brasil. Por isso, desde lá tem sido assunto constante em reportagens sobre oportunidades de negócios divulgadas por jornais, revistas e veículos que tratam do assunto, como um dos meios mais eficientes para a administração de produtos, venda e alcance de clientes de lojas criadas na internet. Com o fácil acesso à internet nos dias atuais, as empresas e indústrias estão migrando cada vez mais para o mercado virtual, a estes exemplos podemos citar a loja Bemol, Ramsons dentre outras lojas de eletrodomésticos, livrarias, etc. As plataformas digitais a partir disso tornaram-se ferramentas importantes e eficazes na venda de produtos. O artigo em questão visa apresentar a eficácia das estratégias que as plataformas virtuais apresentam para administrar uma empresa de calçados no mercado online, a Hayana Comércio de Calçados e Materiais Esportivos LTDA, analisando as diferentes plataformas e seus benefícios ao empreendedor. Para tanto fora realizada uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo e posteriormente, buscou-se dentre estas plataformas a mais utilizada nos últimos anos, para então realizar o desenvolvimento do trabalho. Os benefícios de uma loja virtual são amplos, variando de acordo com a loja virtual escolhida, sendo assim, o empresário precisa estar sempre alerta aos indicadores de sua empresa, assim mantendo seus negócios atualizados e buscando desenvolver cada vez mais sua empresa para se manter no mercado com as grandes empresas virtuais, por essa razão uma análise de plataformas torna-se necessária.

Palavras-chave: E-commerce, análise, plataformas virtuais.

1. INTRODUÇÃO

O comércio é uma atividade que acompanha o trabalho do ser humano há muitos séculos, não é possível indicar o período em que as atividades comerciais foram inventadas, pode-se realizar uma breve projeção sobre as primeiras trocas comerciais no período das grandes navegações. A primeira forma de comércio se deu por meio do escambo, troca de mercadorias entre pessoas. E com o tempo houve uma evolução, ainda durante o período colonial intensificaram- se as relações comerciais de tal forma que se teve a necessidade de obtenção de uma matéria “prima” de troca universal foi então a comercialização ficou mais intensa com a criação de uma moeda.

Com o passar do tempo e a diversificação, além da necessidade de alcançar a clientela o comércio foi evoluindo a fim de agregar a todos, sempre de acordo com a tecnologia, técnica, preços e realidade do seu principal público, e hoje é umas das atividades mais importantes para a manutenção da vida da população em geral (MENDONÇA 2016).

Existe atualmente um cenário diferente e diversificado no ramo comercial devido à facilidade ao acesso à internet e principalmente com o surgimento de várias plataformas que buscam agregar um maior número de clientes, além de expandir ainda mais os produtos de suas respectivas empresas (MÜLLER 2013). O chamado E-commerce ou comércio eletrônico, possui por conceito principal segundo Fonseca (2014)  como uma combinação entre o negócio tradicional e a automatização que a internet tem permitido às empresas. Sejam nas trocas de informações, dados, realizando transações comerciais de venda de produtos, serviços, com qualidade e segurança de uma forma automática.

Devido a isso muitas estão migrando para o mercado virtual cada vez mais, a estes exemplos podemos citar a loja Bemol, dentre outras lojas de eletrodomésticos, livrarias, que se utilizam de plataformas digitais de venda para ter um maior alcance com seus produtos.

As plataformas digitais a partir disso tornaram-se ferramentas importantes e eficazes na venda de produtos e no alcance de clientes (SANTOS et al., 2014). Essa nova forma de comercialização, o chamado E-commerce tem crescido aceleradamente desde o início dos anos 2000 no Brasil (MENDES, 2013). Por isso, desde lá tem sido tema constante em reportagens sobre oportunidades de negócios divulgadas por jornais, revistas e veículos que tratam do assunto, como um dos meios mais eficientes para a administração de produtos, venda e alcance de clientes de lojas criadas na internet. O acesso à internet e o comportamento dos usuários é cada vez mais favorável ao crescimento do comércio eletrônico, e assim, as oportunidades de criação de lojas com um o ambiente virtual que visa proporcionar para os usuários a melhor experiência de custo/benefício nas compras além de mostrar um vasto mercado para compras (ANDRADE, 2017).

Este artigo pretende apresentar a eficácia das estratégias que as plataformas de e-commerce apresentam para administrar e expandir a empresa Hayana Comércio de Calçados e Materiais Esportivos LTDA de maneira eficaz e com maior alcance no mercado online, avaliando as diferentes plataformas e seus benefícios ao empreendedor. De modo a indicar ainda os pontos relevantes que devem ser identificados no momento da escolha de uma plataforma virtual, benefícios, pontos negativos e dificuldades do layout que por ventura atrapalhem na expansão comercial da empresa em questão.

Os benefícios de uma loja virtual são amplos, sendo assim, o empresário precisa estar sempre alerta aos indicadores de sua empresa, buscando desenvolver cada vez mais sua empresa para crescer no mercado das grandes empresas virtuais e alcançando uma grande quantidade de clientes. Por esse motivo analisar é importante analisar e comparar os benefícios que a plataforma Shopify tem diante das outras e o que pode trazer de alcance à empresa Hayana Comércio.

O presente artigo está organizado em tópicos, dos quais este é o primeiro e apresenta o conceito geral de empreendedorismo e sua evolução no Brasil, a ampliação do E-commerce e a adequação aos critérios do consumidor e ainda podem-se observar os objetivos e a justificativa para a realização deste trabalho. No tópico 2 é apresentado o referencial teórico sobre comércio eletrônico, plataforma de e-commerce e características apresentadas pelas mesmas. Já no tópico 3 são indicados o método e os materiais utilizados durante a elaboração do estudo, ou seja, o desenvolvimento da loja virtual, partindo primeiro da análise para posteriormente escolher a plataforma de e-commerce Uol Host.

Os resultados obtidos com o trabalho, os pontos que levaram a escolha do site estarão localizados no tópico 4 utilizando a metodologia proposta no capítulo 3, ainda no quarto capítulo encontrar-se-á uma para melhor compreensão de que forma funciona a publicidade no Instagram além de uma análise do Google ADWORDS. E por fim, no Capítulo 5 está a conclusão do estudo, bem com as considerações finais a respeito da temática.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A revisão bibliográfica tem como objetivo abordar os principais pontos do artigo, expor a extração dos dados e apresentar diferentes pontos de vista sobre os temas abordados em artigos, revistas, livros, etc.

Segundo Chemin (2015)

A finalidade do referencial teórico, dentre outras, é destacar e resumir ideias já formuladas por outras pessoas, compará-las com autores, descrever a evolução de conhecimentos sobre o tema, mostrar contradições, tecer críticas e elogios, reafirmar comportamentos ou interpretações, salientar como a pesquisa a ser feita irá se diferenciarem assemelhar ou contribuir para o avanço do conhecimento. (CHEMIN, 2015, p. 52)

A etapa em questão aborda pesquisas e conhecimentos adquiridos através das contribuições e de desenvolvimento compartilhados de problemas que foram analisados para ser solucionados.

2.1 EMPREENDEDORISMO

Ao pensar no termo empreendedor, qual o primeiro conceito vem a sua mente? Se buscar no dicionário o conceito encontrado será “Indivíduo que possui capacidade para idealizar projetos, negócios ou atividades; pessoa que empreende, que decide fazer algo difícil ou trabalhoso”. Apenas esse termo já é o suficiente para pensar na importância dessa ação. Ao buscar sua origem etimológica, empreendedor, origina-se do termo francês entrepreneur, literalmente traduzida, significa aquele que assume riscos e começa algo novo.

De modo pode-se definir como empreendedorismo a capacidade humana de inovar para superar os obstáculos que surgirem, mas essa definição envolve não apenas as pessoas que fundam empresas, mas os membros que cuidam e atuam de empresas já existentes ou ainda todas os indivíduos que  mesmo sem fundarem uma empresa ou iniciarem seus negócios estão preocupados e focadas em assumir riscos e inovar continuamente, possuem o chamado espírito empreendedor.

2.1.2 E-COMMERCE

As informações presentes nesse artigo têm por principal norte o e-commerce, o qual consiste em um meio de realização das antigas e transações comerciais como: compra, venda e troca de mercadorias ou serviços. Entretanto com os avanços tecnológicos as empresas passaram a ter um contato diferenciado com seus clientes através de um ambiente virtual, uma loja feita pela internet.

Também conhecido por comércio eletrônico, o E-commerce segundo Fonseca (2014) traz o seguinte conceito:

E-commerce é entendido como uma combinação entre o negócio tradicional e a automatização proporcionada pela internet, permitindo às empresas trocar informações, dados, realizar transações comerciais, entregar e vender bens e serviços de um modo automático sobre um protocolo de comunicação seguro e inovador, no qual predominantemente estarão presentes todos os potenciais compradores a nível mundial. (FONSECA, 2014, p.18)

As plataformas de e-commerce, assim denominadas no varejo eletrônico, consistem em sistemas completos com gerenciamento e visualização da loja na Web, assim como o alcance de seus produtos. Nada mais é do que sistema que possibilita criar a loja virtual e gerenciá-la, incluindo produtos, preços, estoques e demais funções que compõem o dia a dia de um comércio físico

O comércio on-line está evoluindo rapidamente e muitas empresas estão investindo nesta nova modalidade de varejo, proporcionando economia financeira e comodidade aos consumidores que utilizam a internet para pesquisar e adquirir bens e serviços, além de claro facilitar para algumas empresas que não tem a possibilidade de estocar materiais, inserindo novas empresas nessa corrente, a exemplo disso pode-se citar as lojas on-line de impressão em demanda que facilitam a vida de seus clientes imprimindo e enviando o camisas, canecas, após as escolhas em sua plataforma.

O E-commerce permite que empresas comercializem seus produtos e serviços aos seus consumidores através de plataformas na internet, dessa forma são capazes de alcançar ainda mais clientes devido ao alcance de impulsionamento que é possível ser feito dos produtos nas redes sociais, sem que estes saiam de casa para fazer propagandas visuais, panfletagem.

Com tantas lojas disponíveis no mercado o e-consumidor torna-se um cliente exigente, que busca atingir suas expectativas em sua compra on-line, seja no conforto de sua casa, ou onde quer que esteja. Diante desse pressuposto, para que as empresas virtuais consigam a fidelidade de seus e-consumidores e obtenham sucesso de vendas é fundamental seguir alguns requisitos básicos de desempenho do e-commerce, devido a ampla concorrência desse shopping a um “click” de distância.

A satisfação do cliente deve ser o principal objetivo de toda empresa no comércio on-line, buscando conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. Conforme Mansano e Gorni (2014) a grande preocupação das empresas sempre foi a satisfação do cliente, pois o cliente satisfeito e fiel é o passo para o sucesso e permanência na compra de produtos de uma empresa. Ou seja, a experiência na compra de produtos será um divisor de águas no processo de crescimento das empresas desse meio. Além do processo de aquisição do produto ou serviço é de suma importância cativar o cliente, seja com o melhor atendimento, frete grátis, ou mesmo brindes pela compra.

Trata-se da satisfação advinda da qualidade do serviço no processo como um todo, desde o layout da loja virtual, até a facilidade na hora de mexer no site, até a escolha do produto, efetivação da compra, para a posterior entrega do produto. Assim nota-se ser de suma importância identificar o nível de satisfação presente nos fatores de desempenho de uma compra na plataforma, ou seja, os requisitos considerados pelos empreendedores da HAYANA COMÉRCIO DE CALÇADOS E MATERIAIS ESPORTIVOS LTDA.

O comércio online então se trata da evolução do que é conhecido por “negócio”. As atividades envolvidas em tal definição recebem um novo tratamento que consiste na criação de novas possibilidades introduzidas pela internet. Nesse contexto surge uma nova maneira de se efetuar trocas, emissões de dados e informações, assim como a negociação de bens e serviços. Desta maneira se tem a tecnologia como valor agregado às formas tradicionais de atividades de negócios, porém tendo por ferramenta o recurso da automação tecnológica e assim com um alcance espacial em larga escala, na internet o alcance do produto e da marca vai muito longe.

Para obter um bom alcance entre os consumidores é necessário então apresentar uma plataforma de fácil acesso, sem dificultar a movimentação do cliente em seu layout, além é claro das possibilidades de pagamento adequadas às necessidades de cada um, esses são alguns pontos primordiais na hora de observar a plataforma de E-commerce mais adequado, caso contrário o objetivo de alcançar de forma mais rápida o cliente pode não ser realizada, e acabar prejudicando as vendas da empresa.

2.1.3 ANÁLISE DE MERCADO

No cenário atual de E-commerce temos um leque de serviços realizados por empresas, seja na realização da compra de produtos até na terceirização de serviços de gráficas, por exemplo. A Amazon iniciou esse processo de vendas online que atualmente conta com várias empresas que trazem uma proposta similar de vendas de produtos.

Partindo desse princípio a empresa HAYANA COMÉRCIO DE CALÇADOS E MATERIAIS ESPORTIVOS LTDA está buscando ingressar no mercado usando uma das platafo